Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

Brasil precisa de salários dignos para fortalecer saúde pública, diz médico espanhol

Diretor do Centro Esther Koplowitz, unidade de pesquisa biomédica ligada ao Hospital Clínico de Barcelona, o professor e médico espanhol Vicente Arroyo Pérez viaja de duas a quatro vezes por ano ao Brasil há pelo menos duas décadas para ministrar palestras e cursos em sua área de especialidade, a hepatologia, ramo da Medicina que trata de problemas no fígado

há 10 anos

Conhecedor da situação médica brasileira, Arroyo diz que a chave para melhorar as condições da saúde pública no país seria possibilitar que os profissionais trabalhassem de maneira integral nos hospitais públicos, o que só seria possível com um aumento nos salários.

"A dedicação dos médicos nos hospitais públicos não é integral. Ao contrário, até em hospitais brasileiros bons, os médicos dedicam poucas horas do dia (ao hospital) e acabam tendo de trabalhar na rede particular", diz o médico.

Ele lembra que a Espanha já enfrentou situação parecida, mas que um aumento nos salários dos profissionais de saúde fez com que mais médicos passassem a se dedicar integralmente ao serviço público.

"Na Espanha, há pouca atividade privada, a maioria dos médicos trabalha com salário satisfatório", afirma.

A crise econômica pela qual passa o país europeu, no entanto, está gradualmente revertendo a situação.

"Agora começa a haver esse problema outra vez. Com a crise econômica no país, os salários começam a não ter a mesma capacidade aquisitiva, então os médicos, de alguma maneira, vivem pior. Se isso se deteriora um pouco mais, talvez voltará a ser como antes", diz.

Gestão

Arroyo Pérez observa que existe uma heterogeneidade das unidades de saúde no Brasil, onde "há hospitais magníficos e outros deficientes".

Para o espanhol, essas diferenças estão relacionadas a diferentes formas de se gerir os centros de saúde, com alguns funcionando sob gestão federal e outros administrados por Estados e municípios.

Ele opina que o modelo mais centralizado de gestão da saúde na Espanha tem algumas vantagens em relação ao modelo brasileiro.

"Não é como na Espanha, onde os hospitais apresentam praticamente o mesmo padrão, recebem a mesma quantidade de dinheiro do governo central e trabalham sob uma organização similar. No Brasil, essas questões são absolutamente variáveis", afima o médico espanhol.

"(No Brasil) há hospitais com padrão de qualidade europeu, mas isso depende da riqueza de cada Estado, do dinheiro que investem e da organização especial que há em cada unidade de saúde", pontua.

O médico está constantemente em contato com profissionais brasileiros que fazem residência no hospital em que trabalha, graças a um convênio entre a Universidade de Barcelona e a Universidade de São Paulo (USP).

Ele não poupa elogios ao Hospital das Clínicas de São Paulo. Segundo ele, o HC está ligado a uma boa faculdade de Medicina (da Universidade de São Paulo), investe em pesquisa e tem programas muito avançados de assistência. "Também tem programas de cirurgia extraordinários para a formação médica", diz.

"Mas São Paulo não é representativo do Brasil, pois é uma região mais rica", diz.

Dificuldades

Médico diz que Brasil tem hospitais com padrão europeu e unidades precárias; descentralização seria problema.

Arroyo, no entanto, afirma que com a crise econômica, a situação da saúde pública na Espanha também passa por problemas, que afetam diretamente médicos e pacientes.

"Os orçamentos, que já eram apertados, diminuíram cerca de 15%", estima.

Em função disso, ele conta que o mercado para profissionais de saúde está mais restrito, as contratações são menores e muitos médicos jovens e pesquisadores emigram por falta de expectativas de uma carreira satisfatória no país. "Mas é uma minoria que vai embora", ressalva.

"Ainda assim, em geral, a qualidade média dos hospitais espanhóis é homogênea e é mais alta que a média dos hospitais brasileiros", compara o professor.

Arroyo observa que a crise provocou uma queda no interesse de profissionais de saúde estrangeiros em trabalhar na Espanha. "Vinham muitos médicos da América Latina para trabalhar, agora menos", diz.


Fonte: http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2014/09/140925_formacao_medicos_arroyo_espanha_salasocial_e...

  • Sobre o autoruma apaixonada pelo Direito e pela Justiça!
  • Publicações207
  • Seguidores167
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações57
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/brasil-precisa-de-salarios-dignos-para-fortalecer-saude-publica-diz-medico-espanhol/146258809

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)