Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

Prefeitura é obrigada a readmitir servidor exonerado sem processo administrativo

há 9 anos

A Prefeitura de Pires do Rio terá de readmitir o servidor público Divino Nunes Rosa, que foi exonerado sem processo administrativo. O município deverá, ainda, pagar quantia equivalente a todos os salários do tempo em que o funcionário ficou afastado. A decisão monocrática é do desembargador Geraldo Gonçalves da Costa.

Divino foi admitido no quadro municipal por meio de concurso público para o cargo de Vigia I-A. Durante estágio probatório, a prefeitura declarou a nulidade do certame e desligou o servidor do posto. Contudo, a Justiça, posteriormente, julgou válido o processo seletivo e, mesmo assim, não houve a readmissão do autor ao cargo.

O magistrado observou que a exoneração ocorreu “sem o devido procedimento e feriu princípios consagrados na Constituição Federal (contraditório e ampla defesa). A mencionada arbitrariedade é fortemente repelida pelo ordenamento jurídico pátrio, à vista de fulminar garantia resguardada pela Carta Magna”.

Processo Nº 200891254730.

Fonte: http://www.correioforense.com.br/direito-administrativo/prefeituraeobrigada-readmitir-servidor-exo...

  • Sobre o autoruma apaixonada pelo Direito e pela Justiça!
  • Publicações207
  • Seguidores167
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações31
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/prefeitura-e-obrigada-a-readmitir-servidor-exonerado-sem-processo-administrativo/148853777

Informações relacionadas

Consultor Jurídico
Notíciashá 12 anos

PAD pode ser instaurado contra servidor exonerado a pedido

Eduardo De Souza Sales, Advogado
Modeloshá 8 anos

[Modelo] Defesa em processo administrativo disciplinar – Agente Penitenciário

Marco Túlio Elias Alves, Advogado
Notíciashá 6 anos

Município é condenado a indenizar servidor exonerado por não ter CNH tipo D

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)