Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024

Médico que cobrava quantias extras de pacientes é suspenso do Ipasgo

há 9 anos

Um cirurgião de Goiânia foi suspenso do Ipasgo por cobrar quantias extras dos pacientes segurados que iriam se submeter a cirurgia bariátrica. Mesmo com todas despesas cobertas pelo plano de saúde, e com a copartipação dos beneficiários, ele exigia valores a mais para realizar o procedimento, promover internação e para a compra de materiais cirúrgicos. A decisão monocrática é do juiz substituto em segundo grau Wilson Safatle Faiad.

A ação civil pública, em vista da suposta improbidade administrativa, foi proposta pelo Ministério Público do Estado de Goiás (MPGO) e ainda corre em primeiro grau. A decisão liminar descredencia o médico do plano de saúde do Governo de Goiás enquanto o processo tramita. Como o Ipasgo é uma autarquia, isto é, personalidade jurídica de direito público interno, o médico é acusado de atentar contra os princípios da administração pública, com o finalidade de enriquecer ilicitamente.

Consta dos autos que, além de pedir uma quantia extra para realizar a cirurgia de redução do estômago, o médico coibia os pacientes a escolherem uma internação superior e também a comprar kits de grampeadores em maior quantidade. As duas exigências estão além das previstas na cobertura contratual do plano de saúde e não são consideradas imprescindíveis para o procedimento, conforme apontou o órgão ministerial.

Para o magistrado, as documentações arroladas ao processo comprovam a necessidade do pedido de suspensão em caráter liminar, “vislumbrando a possibilidade de o requerido lesar outros pacientes”.

Agravo de Instrumento Nº 201492730769.

Fonte: http://www.correioforense.com.br/direito-civil/medico-que-cobrava-quantias-extras-de-pacientesesus...

  • Sobre o autoruma apaixonada pelo Direito e pela Justiça!
  • Publicações207
  • Seguidores167
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações20
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/medico-que-cobrava-quantias-extras-de-pacientes-e-suspenso-do-ipasgo/148853784

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)