Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

Universitários podem estagiar desde o primeiro semestre do curso

há 9 anos

A 5ª Turma do TRF da 1ª Região confirmou, por unanimidade, sentença proferida pelo Juízo Federal da 14ª Vara do DF em mandado de segurança impetrado contra ato do chefe do departamento de audiovisuais e publicidade da faculdade de comunicação da Universidade de Brasília (UnB). Assim, foi concedida a segurança para garantir assinatura de contrato de estágio da impetrante com o Tribunal de Contas da União (TCU).

A ação teve início quando a requerente, aluna da UnB, teve negado pela instituição o direito a realizar estágio no TCU ao argumento de que ela ainda não havia concluído as disciplinas do 5º período de seu curso.

Concedida a segurança, o processo chegou ao TRF1 para revisão da sentença.

O desembargador federal Souza Prudente, relator do processo, ressaltou que, de acordo com a Lei 11.788/2008, não há restrição relativa a tempo mínimo de curso ou número de disciplinas cursadas. Desse modo, a estudante pode estagiar desde o primeiro semestre do curso.

Portanto, o magistrado considerou “carente de amparo legal e razoabilidade a norma interna do Departamento de Audiovisuais e Publicidade da Faculdade de Comunicação da UnB que proíbe genericamente a realização de estágio para estudantes que não tiverem cumprido integralmente a grade curricular do quinto semestre”.

Por outro lado, o relator entendeu que, tendo sido assinado o Termo de Compromisso de Estágio entre o TCU e a aluna em 30/05/2011, trata-se de situação consolidada pelo decurso do tempo, cuja desconstituição não é recomendada. Considerou, por fim, que o direito da estudante deve ser assegurado, pois “encontra-se em sintonia com o exercício do direito constitucional à educação (CF, art. 205) e com a expectativa de futuro retorno intelectual em proveito da nação, que há de prevalecer sobre formalismos eventualmente inibidores e desestimuladores do potencial científico daí decorrente”.

Processo nº 0030311-08.2011.4.01.3400.

Fonte: http://www.correioforense.com.br/direito-civil/universitarios-podem-estagiar-desdeoprimeiro-semest...

  • Sobre o autoruma apaixonada pelo Direito e pela Justiça!
  • Publicações207
  • Seguidores167
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações6512
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/universitarios-podem-estagiar-desde-o-primeiro-semestre-do-curso/148853791

Informações relacionadas

Valter Lopes, Advogado
Artigoshá 5 anos

Universidade não pode negar estágio a estudante

Tribunal Regional Federal da 1ª Região
Jurisprudênciahá 10 anos

Tribunal Regional Federal da 1ª Região TRF-1 - REMESSA EX OFFICIO EM MANDADO DE SEGURANÇA (REOMS): REOMS XXXXX-08.2011.4.01.3400

Consultor Jurídico
Notíciashá 9 anos

Universidade não pode proibir estudante de estagiar, decide TRF-3

CP Advocacia, Advogado
Artigoshá 8 anos

O descumprimento do Contrato de Estágio e sua caracterização em Vínculo de Emprego

Jusbrasil Perguntas e Respostas
Artigoshá 5 anos

[Dúvida] Minha faculdade não quer assinar o termo de estágio. O que fazer?

1 Comentário

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Estou com o mesmo problema dessa moça que foi negado o estágio pela instituição de ensino.
Curso o 2º período de Nutrição no modo semipresencial na faculdade Pitágoras em Bh. Consegui um estágio, fiz exame admissional documentos tudo preparado. Mas ao levar o pré cadastro para faculdade assinar tive uma informação de que eu só posso estagiar a partir do 5º período, sendo que o estágio seria em uma padaria na pré pesagem. Foi negado e agora terei que abrir mão da vaga pois me deram um prazo pra tentar resolver com a instituição e tive essa resposta. O que devo fazer nessa situação que me causou muito transtorno e decepção? Pois, antes de entrar na faculdade perguntei se eu poderia fazer estágio remunerado no começo do curso e foi me dito que sim. continuar lendo