Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
23 de Abril de 2024

Ipea: Saúde da Família tem boa avaliação, mas atendimento em postos e emergências deixa a desejar

há 9 anos

Pesquisa divulgada hoje (9) pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) revela que o trabalho das equipes de Saúde da Família é o serviço mais bem avaliado dentro do Sistema Único de Saúde (SUS). Já o atendimento prestado em centros e postos de saúde e o atendimento de urgência e emergência recebem a maior parte das reclamações.

O estudo ouviu 2.773 pessoas residentes em domicílios particulares permanentes no período de 3 a 19 de novembro de 2010. O objetivo é avaliar a percepção da população sobre serviços prestados pelo SUS. A pesquisa incluiu também perguntas sobre planos e seguros privados de saúde.

De acordo com os dados, 80,7% dos entrevistados que tiveram seu domicílio visitado por algum integrante do Saúde da Família afirmaram que o atendimento prestado é muito bom ou bom, enquanto 5,7% dos entrevistados disseram que o atendimento é ruim ou muito ruim.

A distribuição gratuita de medicamentos foi qualificada como muito boa ou boa por 69,6% dos entrevistados e como ruim ou muito ruim por 11%.

O atendimento por médico especialista foi o terceiro serviço com maior proporção de opiniões positivas: 60,6% dos entrevistados disseram que o serviço é muito bom ou bom, enquanto 18,8% consideraram ruim ou muito ruim.

Já o atendimento prestado em centros e postos de saúde recebeu a menor proporção de qualificações como muito bom ou bom (44,9%) e a maior proporção de qualificações como ruim ou muito ruim (31,1%).

Em relação aos serviços de urgência ou emergência, 48,1% dos entrevistados consideraram que o atendimento é muito bom ou bom e 31,4% qualificaram como ruim ou muito ruim.

Fonte: http://www.amambainoticias.com.br/saúde/ipea-saúde-da-família-tem-boa-avaliacao-mas-atendimento-em-p...

  • Sobre o autoruma apaixonada pelo Direito e pela Justiça!
  • Publicações207
  • Seguidores167
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações104
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/ipea-saude-da-familia-tem-boa-avaliacao-mas-atendimento-em-postos-e-emergencias-deixa-a-desejar/198313611

3 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

olha meus amigos sou dentista do psf a mais de dez anos aqui na paraíba o que mais desestimula e o salário a as condições de trabalho pois o salário do dentista não chega a metade dos medico vê se isso pode. continuar lendo

Atualmente o que observo é que determinadas regiões apresentam excelente atendimento médico e distribuição de medicamentos isto em UBS (unidades básicas de saúde) como em bairros mais periféricos. Na região central o atendimento é muito dificil, por vezes exaustivo à ponto de fazer o paciente desistir de realizar sua consulta.
Os trabalhos realizados pelas equipes de saúde de família são excelentes pois emprega toda dinâmica e projetos do SUS, ou seja, acompanhamento do paciente fora da unidade médica e terapia multidisciplinar, onde vários profissionais de diversas especialidades vão atuar sob o paciente afim de ser devolvido ao mesmo o amplo conceito de saúde. continuar lendo

No interior ainda se salva o sistema de saúde pois é gerido pelo município, se estiver ruim o prefeito e os vereadores podem fazer as malas que ele não ganham eleição para sindico de prédio com um andar e dois apartamentos. continuar lendo