Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024

Simulação de atendimento é realizada no Porto de Santos

Ebola Exercício teórico teve como objetivo repassar as responsabilidades de cada órgão durante o resgate de um eventual caso de Ebola no País

há 10 anos

O Porto de Santos foi palco, nessa quinta-feira (16), de um exemplo fictício de resgate de um suspeito com Ebola a bordo de um navio procedente dos países onde há epidemia do vírus (Libéria, Serra Leoa e Guiné).

O simulado de mesa foi realizado conjuntamente pelo Ministério da Saúde, pela Secretaria de Portos da Presidência da República (SEP/PR) e pela Companhia Docas do Estado de São Paulo (CODESP).

Neste tipo de ação, todos os órgãos envolvidos na operação repassam ponto a ponto o Plano de Contingência, elaborado por todos os intervenientes da operação.

Cada instituição realizou o treinamento a partir das suas responsabilidades durante o resgate, desde a identificação do caso suspeito por parte do comandante do navio antes da atracação até a internação e confirmação ou não do caso por parte do hospital de referência.

O Coordenador-geral de Vigilância e Resposta às Emergências em Saúde Pública do Ministério da Saúde, Wanderson Oliveira, ressaltou como pontos importantes do encontro, a comunicação integrada entre os órgãos envolvidos, o entendimento do papel de cada um acerca dos procedimentos e as características específicas de uma operação desse porte dentro do complexo portuário.

“Foi importante para validar as etapas do resgate, o que nos permite conferir na prática se as atividades estão coerentes com a rotina do porto”, destacouOliveira.

Segundo o coordenador-geral, o objetivo da simulação também foi fazer com que o procedimento seja um legado na elaboração dos planos nos pontos de entrada do país.

“Mesmo que não ocorra caso suspeito, tenho certeza que o porto estará preparado para responder de forma ordenada a qualquer outro problema de emergência em saúde pública”, completou Oliveira.

A data do simulado presencial deverá ser definida pelo Ministério da Saúde nas próximas semanas.


Fonte: http://www.brasil.gov.br/saúde/2014/10/simulacao-de-atendimentoerealizada-no-porto-de-santos

  • Sobre o autoruma apaixonada pelo Direito e pela Justiça!
  • Publicações207
  • Seguidores167
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações41
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/simulacao-de-atendimento-e-realizada-no-porto-de-santos/146505861

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)