Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024

Hospital não tem obrigação de contratar farmacêutico

há 9 anos

O Hospital das Clínicas Nazeozeno, da cidade de Crixás, não tem a obrigatoriedade de manter em seu quadro de funcionários um farmacêutico. A decisão é da 3ª Câmara Cível, que seguiu, à unanimidade, o voto do relator, desembargador Itamar de Lima, para manter a sentença de primeiro grau, proferida na comarca.

A ação foi proposta pelo Conselho Regional de Farmácia do Estado de Goiás, que alegou a necessidade de um profissional formado para trabalhar com o dispensário de medicamentos da unidade de saúde. Contudo, o relator observou que há diferença entre um pequeno hospital e estabelecimentos como farmácias e drogarias, seguindo interpretação conferida os artigos , XIV e XV, e 15 da Lei nº 5.991/73. “A exigência não é extensível ao apelado, que se destinam, apenas, a abastecer o serviço hospitalar e clínico”, frisou Itamar.

Ementa Agravo Regimental na Apelação Cível. Embargos à Execução Fiscal. Inexigibilidade de Assistência de Farmacêutico em Dispensários de Medicamentos Localizados em Hospitais e Clínicas. Rediscussão de Matéria Decidida. Ausência de Fato Novo. 1. Segundo entendimento sedimentado no âmbito do Superior Tribunal de Justiça a Lei n. 5.991/73, em seu artigo 15, exigiu-se a presença de responsabilidade técnico, bem como a sua inscrição no respectivo conselho profissional, somente nas farmácias e drogarias, não se estendendo tais exigências aos dispensários de medicamentos localizados em hospital e clínicas (art., 4, XIV); 2. Ao interpor Agravo Regimental da decisão monocrática que negou seguimento a recurso, a parte Agravante deve sustentar as razões de sua insurgência em elementos novos que justifiquem o pedido de reconsideração. Agravo Regimental conhecido e desprovido. Decisão mantida. (Agravo Regimental Nº 201192044401).

Fonte: http://www.correioforense.com.br/direito-civil/hospital-nao-tem-obrigacao-de-contratar-farmaceutico/...

  • Sobre o autoruma apaixonada pelo Direito e pela Justiça!
  • Publicações207
  • Seguidores167
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações213
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/hospital-nao-tem-obrigacao-de-contratar-farmaceutico/147577624

Informações relacionadas

Nota Dez
Notíciashá 12 anos

STJ - Não é obrigatória a presença de farmacêutico em dispensário de medicamentos em pequenos hospitais

Regina Ribeiro, Advogado
Artigoshá 8 anos

A contratação do médico como pessoa jurídica e os reflexos desta prática à luz do direito do trabalho

ContratoRecurso Blog, Advogado
Modeloshá 4 anos

Modelo Contrato Prestação de Serviços – Profissional Farmacêutico

Camila Ponciano, Advogado
Artigoshá 8 meses

Médicos contratados como pessoas jurídicas e o (não) reconhecimento de vínculo empregatício.

Superior Tribunal de Justiça
Notíciashá 13 anos

STJ julga obrigatoriedade de farmacêuticos em empresas distribuidoras de remédios

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)